Pilates

O que é Pilates?

Pilates visa fortalecer o corpo de forma uniforme, com especial ênfase na força do núcleo para melhorar a aptidão geral e bem-estar. Os exercícios de Pilates podem ser feitos em um tapete ou usando equipamentos especiais, como o Reformer, Cadillac, entre outros. Com seu sistema de polias e molas, alças e correias, os aparelhos podem fornecer resistência ou suporte, dependendo de suas necessidades.

 

A maioria dos treinos se concentra em seções específicas do corpo, resultando em dias alternados ou semanas de foco corporal. O Pilates, por outro lado, é um treino de corpo inteiro e envolve quase todos os sistemas musculares de maneira precisa e eficaz. Conectar a mente e o corpo significa unir toda a mente com o corpo inteiro, de modo que nenhum aspecto do corpo é ignorado.

Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, que acreditava que a saúde mental e física estavam intimamente ligados. Seu método foi influenciado por formas ocidentais de exercício, incluindo ginástica, boxe e greco-romana. Saiba mais sobre Pilates clicando nos links abaixo:

pilates em curitiba

Porque fazer Pilates?

Os movimentos de Pilates desenvolvem a força, flexibilidade e tonificação muscular com ênfase no alongamento do corpo e alinhamento da coluna vertebral.

 

Pilates tem um foco no núcleo que pode basicamente ser pensado como a "potência" de seu corpo. Seu núcleo é a área entre seus ombros e sua pélvis (sem braços e pernas) e engloba todos os músculos dentro desta área.

 

Por causa de seu foco principal, Pilates é popular não somente no campo da aptidão, mas também na reabilitação. Ele pode ser usado para progredir indivíduos através de movimentos que representam as suas atividades do dia-a-dia. O foco no fortalecimento do núcleo e na melhoria da consciência postural estão especialmente bem indicados para o alívio e prevenção da dor nas costas, pescoço e articulações.

Quais são os benefícios?

  • Melhor postura: Os movimentos e posições fundamentais para os exercícios de Pilates promovem a postura correta por períodos prolongados, e é somente através da postura corporal adequada que a circulação plena de energia e os benefícios podem ocorrer. O Pilates pode ajudar a fortalecer os músculos subdesenvolvidos e se livrar da má postura.

  • Mais flexibilidade: Fazer alongamentos e exercícios nos aparelhos de Pilates ajudam a alongar seus músculos. Quanto mais você pratica Pilates, melhor será a sua flexibilidade. O alongamento consistente ao longo do tempo pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento, o que pode ajudar seu corpo a se sentir mais solto e até melhorar seu desempenho em outros exercícios

  • Maior força: O design exclusivo dos exercícios de Pilates requer que os praticantes usem todo o seu corpo de maneira simétrica. Ao contrário do treinamento de força tradicional, que é frequentemente limitado pela resistência e pelos músculos existentes, o Pilates é um sistema rígido que mantém os músculos do corpo construídos em uma taxa consistente. Essa consistência ajuda a manter os músculos inclinados a desenvolver melhor resistência e força.

  • Melhor respiração: A atenção cuidadosa aos padrões respiratórios praticados no Pilates não só melhora os padrões de respiração durante os treinos, mas também melhora a circulação sanguínea no corpo. Com uma respiração profunda e adequada, o sangue é mais capaz de fornecer oxigênio aos músculos e órgãos apropriados, o que pode limpar o corpo de toxinas, proporcionar uma sensação revigorante e ajudar os músculos a se recuperarem melhor.

  • Redução do Stress: Limpar sua mente para uma longa sessão de meditação é um pouco semelhante ao que é feito no Pilates. A quantidade de foco e concentração que você precisa para controlar os movimentos do seu corpo e garantir um fluxo de energia seguro e eficiente pode afastar qualquer outro pensamento da sua mente. Isso pode ajudar a reduzir o estresse, enquanto os movimentos e o esforço do treino podem ajudar a desintoxicar o corpo e reequilibrar os níveis de hormônios do estresse. 

  • Perda de peso: Pilates tem sido diretamente ligado ao aumento de queima de gordura e perda de peso, embora os movimentos não parecem tão intensos como exercícios tradicionais, o Pilates pode aumentar o metabolismo e ser altamente eficaz para aqueles interessados ​​em "conscientemente" perder alguns quilos.

Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que o Pilates pode oferecer!

Pilates pode reduzir a dor nas costas?

Sim! Os exercícios de Pilates são freqüentemente recomendados para ajudar a prevenir e diminuir a dor nas costas, incluindo dor lombar, pois abordam os desequilíbrios musculares que mais tipicamente contribuem para essa dores. Eles fortalecem o suporte central para as costas, ensinam um bom alinhamento e proporcionam alongamentos suaves para os músculos tensos das costas.

Alinhamento adequado é o principal fator que ajuda a aliviar a dor nas costas. Se você fizer Pilates com cuidado, você vai entender como usar seu corpo de forma a proteger suas costas de lesões.

Pilates pode ajudar na perda de peso?

Todo mundo sabe que a combinação mágica de dieta e exercício pode ajudá-lo a perder mais peso. O que você pode não saber é que  exercícios de treinamento de resistência como Pilates podem ser tão eficazes quanto um treino cardio quando se trata de perda de peso. Descubra as razões simples pelas quais o Pilates é uma ferramenta eficaz se você estiver tentando reduzir alguns quilos:

 

  • Queimar calorias com Pilates

A primeira razão é matemática simples. Se você é uma pessoa em grande parte sedentária ou até mesmo uma pessoa muito ocupada, mas não particularmente ativa, um exercício de Pilates aumentará seu gasto calórico total. Se você costuma queimar 1200 calorias em um dia normal e adicionar um treino de 300 calorias à sua rotina, estará queimando um total de 1500 calorias ou 25% a mais do que estava antes de adicionar o treino. Isso se aplica a todos os exercícios que você adiciona ao regime existente, não apenas ao Pilates. No entanto, é importante entender que um aumento em sua atividade é um aumento em sua queima de calorias que leva diretamente à perda de peso.

  • Aumentar sua taxa metabólica

A segunda maneira em que Pilates auxilia na perda de peso é por impactar sua composição corporal total. Muitas pessoas que buscam perder peso não estão necessariamente procurando ser menores.

 

Se você fosse o mesmo peso exato, mas esculpido e tonificado, você iria querer pesar menos? Provavelmente não. Quando olhamos no espelho, o que queremos ver em grande parte são músculos tensos e um mínimo de excesso de carne. Em outras palavras, mais massa muscular magra e menos gordura. A fim de mudar sua proporção de músculo para gordura, você deve realizar treinamento de resistência.

 

Você pode escolher entre treinamento de peso corporal ou treinamento de peso real para conseguir isso. Pilates, como se constata, faz uso de ambos. Exercícios de Pilates adequados exigem que você domine uma série de exercícios de peso corporal, bem como rotinas em vários equipamentos distintos de resistência ao Pilates. Observe que o Pilates emprega grandes molas pesadas em vez de pesos, por isso você estará usando muitos níveis diferentes de resistência personalizados de acordo com sua força e capacidade.

 

Mudar sua composição corporal adicionando músculos e reduzindo a gordura afetará sua taxa metabólica de maneira positiva. Quanto mais músculo você adicionar, mais calorias você queimará em repouso. Sim, você ouviu isso corretamente. Você vai queimar mais calorias em repouso simplesmente em virtude de ter adicionado massa muscular magra ao seu corpo. O Pilates oferece dois tipos distintos de treinamento de resistência para ajudá-lo a conseguir isso.

  • O efeito Pilates

Se essas as razões acima não forem suficientes para convencer que o Pilates é ideal para perda de peso, há um motivo final que irá fazê-lo. É o segredo dos praticantes de Pilates em todos os lugares que chamam isso de efeito Pilates.

 

Entre em um treino de Pilates e você será forçado a levantar o abdômen para dentro e para cima, retrair os ombros e alongar o pescoço. No final de uma aula de Pilates, sua coluna alongará, sua cintura diminuirá e seu peito se erguerá orgulhosamente. Sua postura passa por uma revisão completa, deixando você olhando e sentindo mais e mais alto do que você fez apenas uma hora antes.

 

Tudo isso sem nunca abordar sua dieta faz do Pilates um dos métodos de perda de peso mais rápido do planeta. Enquanto você está cuidando de sua nutrição, você já pode olhar melhor com exercícios regulares de Pilates. Finalmente, o Pilates faz você se sentir melhor. Você vai aumentar sua auto-estima, que é positivamente associada à perda de peso