O que é Acupuntura?

A acupuntura é um método de incentivar o corpo para promover a cura natural e melhorar o funcionamento. Isto é feito através da inserção de agulhas e aplicação de calor ou estimulação elétrica em pontos de acupuntura muito precisos.

acupuntura em curitiba

Como funciona?

A explicação chinesa clássica é que os canais de energia funcionam em padrões regulares através do corpo e sobre sua superfície. Estes canais de energia, chamados meridianos, são como rios que fluem através do corpo para irrigar e nutrir os tecidos. Uma obstrução no movimento desses rios de energia é como uma barragem.

Os meridianos podem ser influenciados pelo agulhamento dos pontos de acupuntura; As agulhas de acupuntura desbloqueiam as obstruções nas barragens e restabelecem o fluxo regular através dos meridianos. Tratamentos de acupuntura podem, portanto, ajudar os órgãos internos do corpo para corrigir desequilíbrios em suas atividades de digestão, absorção e produção de energia e na circulação de sua energia através dos meridianos.

A explicação científica moderna é que agulhar os pontos de acupuntura estimula o sistema nervoso para liberar produtos químicos nos músculos, medula espinhal e cérebro. Esses produtos químicos vão mudar a experiência de dor, ou eles vão desencadear a liberação de outros produtos químicos e hormônios que influenciam o sistema de regulação interna do corpo.

Para que serve?

A acupuntura médica é um sistema que pode influenciar três áreas de cuidados de saúde:

• Prevenção de doenças,

• Promoção da saúde e do bem-estar

• Tratamento de várias condições médicas.

Enquanto a acupuntura é muitas vezes associada com o controle da dor, nas mãos de um profissional bem treinado as aplicações são bem mais amplas. A Acupuntura pode ser eficaz como o único tratamento utilizado, ou como o apoio ou adjuvante para outras formas de tratamento mediano em muitos transtornos médicos e cirúrgicos. A Organização Mundial da Saúde reconhece o uso da acupuntura no tratamento de uma ampla gama de problemas médicos, incluindo:

• Doenças respiratórias: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma, infecções de tórax recorrentes.

• Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, cólon espastico, constipação, diarréia.

• Doenças neurológicas e musculares: dores de cabeça, tiques faciais, dor de garganta, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo      de tenista, várias formas de tendinite, dor lombar, ciática, osteoartrite.

• Problemas urinários, menstruais e reprodutivos.

• Problemas físicos relacionados com tensão e estresse e condições emocionais.

Quantos tratamentos vou precisar?

O número de tratamentos necessários difere de pessoa para pessoa. Para condições complexas ou de longa duração, um ou dois tratamentos por semana durante vários meses podem ser recomendados. Para problemas agudos, geralmente são necessárias menos tratamentos. O ideal é que um profissional de acupuntura realize uma avaliação presencial para determinar a quantidade mais indicada.

Existem efeitos colaterais?

Geralmente não. À medida que a energia é redirecionada para o corpo, os produtos químicos e os hormônios internos são estimulados e a cura começa a acontecer. Ocasionalmente, os sintomas originais pioram por alguns dias, ou outras alterações gerais no apetite, sono, intestino ou urinar padrões, ou estado emocional pode ser desencadeada. Estes não devem causar preocupação, como eles são simplesmente indicações de que a acupuntura está começando a trabalhar. É bastante comum com o primeiro um ou dois tratamentos para ter uma sensação de relaxamento profundo ou mesmo leve desorientação imediatamente após o tratamento. Estes passam dentro de um curto período de tempo, e nunca exigem nada mais do que um pouco de descanso para superar.

A aplicação dói?

As pessoas experimentam agulhas de acupuntura de forma diferente. A maioria dos pacientes sente apenas dor mínima como as agulhas são inseridas; Alguns não sentem nenhuma dor em tudo. Uma vez que as agulhas estão no lugar, não há dor sentida. As agulhas da acupunctura são muito finas e contínuas e são feitas do aço inoxidável. O ponto é liso (não oco com cortantes como uma agulha hipodérmica) e inserção através da pele não é tão doloroso como injeções ou amostragem de sangue. O risco de contusões e irritação da pele é menor do que quando se utiliza uma agulha oca.

Porque seu médico esteriliza cuidadosamente as agulhas usando as mesmas técnicas que para instrumentos cirúrgicos, ou usa agulhas descartáveis, não há nenhum risco de infecção dos tratamentos.

A acupuntura realmente funciona?

Sim. Nos últimos 2.000 anos, mais pessoas foram tratadas com sucesso com acupuntura do que com todas as outras modalidades de saúde combinadas. Hoje a acupuntura é praticada amplamente na Ásia, União Soviética e na Europa. Ele está sendo usado cada vez mais na América por pacientes e médicos. Os tratamentos de acupuntura podem ser administrados ao mesmo tempo que outras técnicas estão sendo usadas, como a medicina ocidental convencional, os ajustes osteopáticos ou quiropráticos e as prescrições ornaturopatas homeopáticas. É importante que seu médico-acupunturista saiba tudo o que você está fazendo, para que ele ou ela pode ajudá-lo a obter o máximo benefício de todos os seus tratamentos.

Para que serve?
Como funciona